Cuiabá (MT), 24 de fevereiro de 2018 - 19:53

? ºC Cuiabá - MT

Contato DestaqueVip (65) 9.9600-2060

politica

19/01/2018 17:28

Prefeitura comemora resultados positivos adquiridos com o PDI

ANDRESSA SALES 

Dando sequência aos trabalhos e ações do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) do município, servidores e secretários de áreas estratégicas do executivo reuniram-se nesta sexta-feira (19), com o representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para dialogar sobre as inovações no planejamento para 2018.

Na oportunidade foi apresentada a metodologia a ser utilizada neste ano quanto ao atingimento das metas e acompanhamento dos indicadores.

“Eu trabalho com vários municípios e temos captado essa expertise, de entender as maiores dificuldade dos municípios e suas prioridades. Cuiabá está conseguindo desenvolver um trabalho de priorização, de saber os percauços e gargalos que ajudarão a avançar de uma forma disseminada em todas as secretarias. Outro grande avanço foi o engajamento de toda equipe, dos secretários, assessores e coordenadores que, motivados pelo trabalho do PDI, conseguiram e estão cada vez mais entendendo essa importância. Quando se entende a importância do planejamento você vê diferente o futuro, eu sempre digo que não só Mato Grosso, mas todo o Brasil, sempre viveu de “apagar incêndio”, com o planejamento e metodologia, possamos previnir e traçar as prioridades dentro do plano de governo e aí, o êxito acontece”, explica o coordenador de Projeto I de Apoio ao Planejamento Estratégico, José Marcelo Perez.

Para o secretário municipal de Governo, Carlos Roberto da Costa, a mudança de comportamento é reflexo de uma administração que tem uma visão de trabalho junto com o cidadão.

“O trabalho da equipe de Cuiabá, do planejamento estratégico notavelmente resultou em um avanço muito grande em questões internas. Sabe-se que o planejamento estratégico, é essencial para qualquer administração, e o caminho que foi trilhado em 2017 trouxe um avanço com vistas a políticas públicas, que é traçar a base criando documentos que possam vislumbrar e dar direcionamento futuro para a gestão”, afirma o secretário.

O coordenador do TCE afirma que o engajamento da equipe foi essencial e ratifica um trabalho diferenciado, que ocorreu já no primeiro ano da gestão Emanuel Pinheiro.

“Cada vez mais essa equipe está exigindo mais. Nesse ano vamos trabalhar no monitoramento, já que no ano passado retomamos os trabalhos do PDI, realinhando as metas e o próprio Plano Estratégico com base no Plano de Governo. Outro Ponto importante é a divulgação, difundir as prestações de contas”, salienta.

Para este ano muitos cursos serão ministrados para capacitação e inovação, mais encontros que poderão possibilitar futuramente a independência do município.

“De uma forma geral posso dizer que todos nós amadurecemos, até o trabalho do Tribunal, com o PDI por exemplo, de 2012 para cá evolui muito, foi crescendo até culminar em ótimos resultados, repercussão positiva, justamente porque conseguimos estar em contato com a gestão, apoiando, andando junto. Prova disso, foi a última reunião em dezembro de 2017, que para mim foi uma belissima ratificação do trabalho, prestando contas apresentado os resultados de cada secretaria. A participação da população, do Conselho de Política Públicas representados, os secretários, servidores, TCE, autoridades, representantes da sociedade, para uma prestação de contas, representa o compromisso de honrar as metas mesmo quando as estabelecidas não foram totalmente cumpridas. Vi muito muitos conselheiros saindo motivados”, conclui o coordenador.


2
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo